Google

Notícias da Google

  1. Acerca da Google
  2. Notícias da Google
  3. Anúncios novos
  4. Anúncio de notícias

92% dos utilizadores utiliza Internet para pesquisa de produtos e tomar decisão de compra

Lisboa, 10 de Dezembro – Nove em cada 10 utilizadores de internet portugueses usam a internet para pesquisa de produtos e para tomar a decisão de compra de um produto ou serviço.

As conclusões são de um estudo da Google Portugal, encomendado à TNS, que revela ainda que mais de 50% dos utilizadores de internet compra on-line após uma pesquisa na internet e 88% dos utilizadores que pesquisam on-line acabam por comprar off-line, dados que revelam a influência da internet nas compras on-line e off-line. Os sectores de Retalho (89%), Tecnologia (85%) e turismo (84%) são os que registam o maior número de pesquisas.

De acordo com o estudo da Google realizado no 3º trimestre de 2008, que teve por base 2025 consumidores e 18.062 compras, os sectores de Turismo (54%), tecnologia (42%) e retalho (37%) ocupam o topo das preferências dos portugueses nas compras on-line.

A importância e a relevância da internet no processo de decisão de compra dos consumidores estão ainda patentes no facto de em 51% de todas as compras terem tido como origem pesquisas prévias de internet que permitiram tomar a opção de compra do produto.


Pesquisa
on-line

Pesquisa on-line E compras

Pesquisa
off-line

Pesquisa off-line E compras

On-line

Off-line

On-line

Off-line

Global

51%

16%

35%

49%

3%

46%

Tecnologia

63%

17%

46%

37%

3%

34%

Multimédia entretenimento

52%

17%

35%

48%

6%

42%

Viagens

79%

48%

31%

21%

5%

16%

Retalho

41%

8%

34%

59%

1%

57%

Sector automóvel

45%

6%

39%

55%

2%

53%

Bens de consumo

26%

5%

21%

74%

1%

72%

Finanças

52%

15%

38%

48%

2%

46%

Fonte: TNS Infratest 2008

"No actual contexto económico, as pessoas irão passar mais tempo no computador e a fazer mais trabalho de casa antes de gastarem o seu dinheiro. Os consumidores estão a ser mais rigorosos" explica Paulo Barreto, Country Manager da Google Portugal.

Quando analisadas as categorias onde a internet tem um peso maior na decisão de compra verifica-se que o turismo, tecnologias, produtos financeiros e entretenimento com mais de 50% assumem um papel de destaque. A influência da internet é também visível em outros sectores como o retalho e automóvel em que mais de 40% dos utilizadores fazem pesquisas on-line para se informarem e tomarem contacto com as soluções disponíveis no mercado.

Outro aspecto interessante no estudo é o facto do valor das compras on-line revelarem também a importância da presença na internet. Os utilizadores que pesquisam e compram on-line despendem em média 220€, enquanto que os que pesquisam on-line e compram offline gastam em média 193€. Quanto aos utilizadores que fazem pesquisas offline e compram offline o valor médio cifra-se nos 94€.

"Cada vez mais pessoas utilizam a Internet para decidirem as suas compras. A presença das empresas na internet revela-se uma importante oportunidade de negócio. De acordo com dados da ComScore, o Google.pt é o substituir com maior número de visitantes portugueses, tornando-se uma excelente oportunidade para os consumidores compararem as ofertas e para as empresas promoverem os seus produtos na altura em que os consumidores se preparam para comprar." refere Rui Correia Nunes, Industry Leader da Google Portugal.

Finalmente, o estudo revela ainda que quando os utilizadores decidem fazer uma pesquisa on-line, a maior preferência dos utilizadores vai para os motores de pesquisa (86%), seguindo-se os websites de retalhistas (75%) e dos fabricantes (67%), que surgem como soluções alternativas para as pesquisas sobre produtos nos quais estão interessados.

Sobre a Google

As tecnologias inovadoras da Google levam informação a milhões de pessoas todos os dias em todo o mundo. Fundada em 1998 por Larry Page e Sergey Brin, na altura em que tiravam um doutoramento na universidade de Stanford, a Google é hoje um dos mais populares Web sites no mundo. Os programas de publicidade segmentada oferecem as empresas de qualquer dimensão com resultados mensuráveis, alem de melhorar a experiência on-line dos utilizadores. Sedeada em Silicon Valley, a Google tem escritórios por toda a América, Europa e Ásia. Para mais informações, visite www.google.pt.

Para informações adicionais, contactar

Weber Shandwick I D&E

Rui Carvalho
91 230 77 06
rcarvalho@dne.pt

Nuno Paisana
91 757 30 62
npaisana@dne.pt

Google

anaisf@google.com

Etiquetas: ,