Google

Notícias da Google

  1. Acerca da Google
  2. Notícias da Google
  3. Anúncios novos
  4. Anúncio de notícias

Google Apresenta Google Maps em Portugal – Google Maps: Portugal e o resto do mundo no seu computador e telemóvel

Lisboa – 18 de Novembro – A partir de agora, os utilizadores Portugueses têm disponíveis mapas detalhados à distância de um clique ou através do telemóvel. A Google Portugal anunciou hoje que o Google Maps passou a estar localizado em Portugal e com a nova funcionalidade Google Transit, que torna Lisboa na segunda capital europeia com este serviço que permite a qualquer utilizador saber como deslocar-se na cidade de Lisboa em transportes públicos em função da origem e do destino e a qualquer hora, disponibilizando a duração da viagem, os transportes necessários na deslocação, o tempo de espera durante o percurso, as alternativas disponíveis, entre outras opções.

O Google Maps ajuda os utilizadores a pesquisar em mapas, a procurar direcções e empresas em Portugal e em todo o mundo, a construir os seus próprios mapas ou a anunciar gratuitamente empresas através do Centro de Empresas Locais do Google Maps.

O serviço está disponível em versão Beta em www.google.pt/maps e também para telemóvel em www.google.pt/gmm.

“O Google Maps pertence ao grupo de serviços mais convenientes para os utilizadores de internet e detentores de telemóveis e uma aplicação útil para a promoção de negócios. O Google Maps está integrado no grupo de produtos estratégicos e iremos, por isso, continuar a investir nele para melhorar a sua qualidade, atendendo às características dos utilizadores portugueses e às necessidades das empresas”, diz Paulo Barreto, Country Manager da Google Portugal.

Inês Gonçalves, Responsável de Marketing da Google Portugal explica que “O Google Maps não se resume a mapas digitalizados que permitem encontrar um local, um serviço ou um produto perto de nós. O nosso objectivo é dar à informação uma dimensão geográfica, permitindo aos utilizadores e empresas adicionarem novas informações aos mapas e partilharem experiências. Por outro lado, os programadores, a quem é disponibilizado o API, poderão expandir o Google Maps como pretenderem para incluírem nos seus próprios Web sites”.

Em simultâneo, a Google disponibiliza ainda o API para o Google Maps para ajudar programadores, webmasters e designers a incorporarem as funcionalidades do Google Maps no seus Web sites e a desenvolverem novos serviços baseados em informação local.

Google Maps for Mobile: no seu bolso e sempre disponível

Informação sobre os restaurantes nos arredores, empresas ou serviços é particularmente útil, em especial, quando estamos em viagem ou em locais que não conhecemos, e o mesmo se passa com os nomes das ruas e moradas. É por esta razão que se torna ideal a utilização do Google Maps for Mobile que pode ser descarregado gratuitamente em www.google.pt/gmm Através desta ferramenta, os utilizadores terão sempre disponíveis, no seu bolso, mapas detalhados de Portugal e do mundo inteiro.

Google Transit no Google Maps

O Google Transit foi desenvolvido em colaboração com o Metro e a Carris. Através da informação dos transportes públicos na cidade de Lisboa um utilizador pode rapidamente conhecer como se deslocar entre dois pontos na capital em transportes públicos a qualquer dia da semana ou hora do dia, disponibilizando a duração da viagem, os transportes necessários na deslocação, o tempo de espera durante o percurso e as alternativas disponíveis. Nesta fase, o Google Transit estará disponível para Lisboa.

“Estamos muito satisfeitos com o facto de Lisboa se tornar na 2ª Capital Europeia a dispor do Google Transit. Esta parceria com o Google é a sequência lógica da evolução do Metropolitano que tem vindo a crescer e a investir significativamente na modernização tecnológica. A possibilidade oferecida a qualquer cliente, em qualquer parte do mundo, de localizar o destino e escolher o percurso mais adequado na cidade de Lisboa, acrescenta um valor significativo ao serviço que prestamos”, refere o Metropolitano.

“A Carris tem procurado ao longo dos anos acompanhar as evoluções tecnológicas de forma a melhorar continuamente o serviço que presta aos seus clientes. Neste âmbito a empresa detém um Sistema de Ajuda à Exploração e Informação aos Passageiros, SAEIP, o qual permite conhecer, em tempo real, o posicionamento geográfico dos seus veículos, no contexto das respectivas carreiras que estão a realizar“, afirma a Carris.

O convite de Google para a Carris se associar a esta iniciativa, foi recebido com entusiasmo e deu origem à celebração de um protocolo de colaboração no qual a empresa muito se tem empenhado e ao qual continuará a dedicar especial atenção. A Carris acredita que esta excepcional “ferramenta” permitirá aos seus clientes e potenciais clientes encontrar com grande facilidade soluções de mobilidade em transporte público que lhe permitam viver na Cidade de Lisboa com qualidade de vida“, conclui a companhia.

Publicidade on-line gratuita sem necessidade de ter o seu próprio Web site

O Google Maps é o produto perfeito para negócios locais: a informação é disponibilizada aos utilizadores/clientes que naquele momento procuram serviços ou produtos na sua zona geográfica. As empresas podem assim inserir, gratuitamente, a sua morada, horário de funcionamento, número de telefone e fotografia da empresa. As empresas podem também, caso o pretendam, colocar anúncios no Google Maps mesmo que não tenham o seu próprio Web site. Os utilizadores têm a opção de fazerem pesquisas de empresas com negócios semelhantes num bairro, tanto através do PC ou telemóvel – sendo depois disponibilizados links para os serviços respectivos.

Empresas portuguesas e serviços no Google Maps

O Google Maps foi desenvolvido em colaboração com diversos parceiros portugueses, entre eles, o Instituto Geográfico de Portugal que deu um contributo importante no enriquecimento da qualidade dos mapas disponíveis e a Galp que forneceu a localização dos seus postos de combustíveis. O Centro de Empresas Locais (CEL) do Google Maps, dispõe também hoje de informação diversa fornecida por diferentes parceiros, nomeadamente, a Associação de Turismo de Lisboa, ao Mais Turismo, ao site Lifecooler e a Green Travel Golf que contribuíram com informação turística – Hotéis, Pousadas, campos de Golfe, Restaurantes – e a Netmenu que facultou mais informação de restaurantes. O CEL estará em permanente actualização e crescimento, disponibilizando cada mais vez informação. Os utilizadores poderão, por exemplo, pesquisar por um restaurante perto de si e visualizar a classificação dada por clientes. Se, por exemplo, quiser ter um jantar agradável em Coimbra, poderá escrever restaurantes Coimbra na caixa de pesquisa e receber a lista de restaurantes mais próximos de si. Todos os negócios estão marcados com um marcador com toda a informação necessária: número de telefone para reservas, morada, etc. E caso o pretenda, poderá partilhar a sua experiência com outras pessoas, adicionando um comentário ao restaurante através da opção “acrescentar comentário” ou enviando o link com a informação para amigos.

Meus mapas

No Google Maps poderá também construir o seu próprio mapa e partilhá-lo com a sua família e amigos. Sobre um determinado local, poderá partilhar informação diversa – desde os seus restaurantes preferidos às fotografias e vídeos da sua viagem de férias. Adicionar o seu local preferido ao mapa é simples: basta clicar na opção “Guardar nos Meus Mapas”. Para a construir mapas poderão ainda ser utilizados métodos mais sofisticados como mapas de conteúdo avançado (mapplet) utilizando Javascript ou o Google Maps API.

API: Mais opções de utilização do Google Maps

Poderá utilizar o Google Maps para ajudar os visitantes do seu Web site (por exemplo, disponibilizar o seu negócio no mapa) ou como ilustração. A plataforma do Google Maps disponibiliza uma superestrutura graças ao API. Através dela é possível criar novos serviços que, uma vez disponibilizados, necessitem de ser localizados.

A missão do Google é organizar e classificar a informação de todo o mundo, independentemente da sua origem. O Google Maps, Google Maps for Mobile e o Google Earth são reflexo desta abordagem.

Sobre a Google

As tecnologias inovadoras da Google levam informação a milhões de pessoas todos os dias em todo o mundo. Fundada em 1998 por Larry Page e Sergey Brin, na altura em que tiravam um doutoramento na universidade de Stanford, a Google é hoje um dos mais populares Web sites no mundo. Os programas de publicidade segmentada oferecem as empresas de qualquer dimensão com resultados mensuráveis, alem de melhorar a experiência on-line dos utilizadores. Sedeada em Silicon Valley, a Google tem escritórios por toda a América, Europa e Ásia. Para mais informações, visite www.google.pt.

Para informações adicionais, contactar:

Weber Shandwick I D&E

Nuno Paisana 91 757 30 62
npaisana@dne.pt

Rui Carvaho 91 230 77 06
rcarvalho@dne.pt

Google

Director de Comunicações
Paz Pérez Pernas
paz@google.com

Etiquetas: ,